quarta-feira, 20 de julho de 2016

Você sabe o que é Sustentabilidade Emocional?

 Uma das maiores preocupações dos setores públicos e privados, até mesmo em decorrência da legislação da logística reversa, é a sustentabilidade - medidas de força que se propõe a preservar os recursos do planeta e instalar uma nova ordem na relação do ser humano com o seu meio.

Este tema ainda percorrerá um caminho grande e árduo para atingir o que podemos chamar de ideal. Devemos ainda atentar para uma das peças mais importantes desta discussão, o Ser Humano.

O que é sustentabilidade emocional? Você se considera uma pessoa emocionalmente sustentável? Consegue viver seus sentimentos e necessidades emocionais através de recursos próprios? Somos seres totalmente capazes da sustentabilidade emocional.

A dependência é hoje quase um traço cultural e observamos as consequências deste desequilíbrio na constante desarmonia das relações humanas e, também, na relação do ser humano com o seu mundo emocional, seja ele no convívio familiar, social, profissional.

Para que você seja capaz de suprir suas necessidades básicas como um “ser humano sustentável” deverá identificar suas potencialidades e desenvolve-las, eliminando assim a possibilidade de gerar mais sofrimento, mais lixo mental, poluir mais seu mundo e o mundo das pessoas que estão ao seu redor, desequilibrar seu ambiente de trabalho e colocar em risco todo um sistema corporativo.

Sustentabilidade emocional é buscar os recursos internos para viver todas as emoções e sentimentos decorrentes de uma vida. Estamos vivendo a Era da Sustentabilidade e, por isso, é hora de acreditamos que somos capazes de manter e sustentar boas relações, a força interior e a felicidade.

É evidente que, quando uma pessoa é sustentável consigo mesma, ela será parte importante que da sustentabilidade de um todo. Essa conquista permite que você se desenvolva como pessoa, para trazer mais felicidade em sua vida e para suas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

* William Ferraz é Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário